Notícia  /  13.09.2017

Estudo das pegadas em Mega Eventos Desportivos disponível em livro gratuito

Apresentado no dia 11 de setembro no Rio de Janeiro numa sessão com significativas repercussões mediáticas no Brasil, o livro «Mega Events Footprints. Past, Present and Future» está já disponível na Internet para consulta ou descarga gratuita. A obra é composta por 82 artigos que se estendem por 1596 páginas, resultando de um projeto coordenado por Leonardo Mataruna e Bianca Gama Pena.

Os temas são abordados por investigadores universitários, tratando desde o ponto de vista do Estado brasileiro sobre os Jogos de 2016 até uma análise retrospetiva dos Jogos de Syndey-2000 ou de Atenas-2004, passando pela relação dos media com os Jogos, pelos 2.os Jogos da Lusofonia, pela ligação entre desporto e educação, pelos Jogos Paralímpicos ou ainda por aspetos sombrios relativos à cidade anfitriã, entre muitos outros. O tratamento de cada um dos temas desenvolvidos segue a perspetiva das «pegadas» deixadas pelos Jogos nos diferentes domínios sociais em discussão, tendo os textos uma estruturação quadripartida: introdução, discussão, «footprints» e considerações futuras.

O livro tem uma formulação bilingue, com os artigos em versões nas línguas portuguesa e inglesa.

O projeto que está na base da criação deste livro tem a colaboração da Academia Olímpica de Portugal, entre outras entidades de vários países, numa associação que tornou possível o resultado agora apresentado e publicado.

Leonardo Mataruna fará a apresentação em Portugal na proxima Sessão da AOP, no dia 29 de Outubro em Reguengos de Monsaraz.

VOLTAR

Partilhe