Notícia  /  26.05.2017

Programa de Educação Olímpica a caminho dos currículos escolares

Envolver 50 mil alunos e 150 escolas é o objetivo estabelecido pelo Comité Olímpico de Portugal, através do Departamento de Estudos e Projetos, para a ação desenvolvida ao longo de 2017 no âmbito do Programa de Educação Olímpica (PEO). O objetivo foi divulgado pela diretora daquele departamento, Rita Nunes, durante a comunicação que apresentou esta quinta-feira na Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), na sessão final do Ciclo de Conferências Olímpicas, organizado em colaboração entre a ULL e a AOP.

 Falando sobre «Educação Olímpica - programas e projetos», a coordenadora do projeto desenvolvido pelo COP junto das escolas fez o ponto da situação da implementação do programa, assinalando o desenvolvimento registado em ano e meio, desde o envolvimento de 775 alunos de duas escolas em dezembro de 2015 até à realidade atual, quando o COP conta já com a parceria da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Sem prejuízo da evolução do programa nos termos atuais, o passo seguinte será o da integração do PEO nos currículos escolares, para o que está a decorrer o processo de validação pedagógica dos conteúdos do programa pela Direção Geral da Educação.

Valores Olímpicos

Iniciado em 2015, o programa do COP inspira-se no Programa de Educação pelos Valores Olímpicos, do Comité Olímpico Internacional, no Programa Transforma, lançado pelo Comité Organizador dos Jogos Rio-2016, e ainda em experiências similares levadas a cabo em países como o Canadá, a Grã-Bretanha e a Nova Zelândia. Para apoio à atividades dos professores, o COP tem vindo a produzir um conjunto de materiais, com realce para fascículos temáticos, cartazes e postais. As atividades desenvolvidas têm consistido em trabalhos em sala de aula, conversas com atletas olímpicos, experimentação de modalidades desportivas olímpicas e visitas à sede do COP.

O Programa de Educação Olímpica dispõe de página específica no portal do COP na internet, acessível através do endereço http://www.eduolimpica.comiteolimpicoportugal.pt/Pages/HomePage.aspx.

VOLTAR

Partilhe